Pr. Jamiel Lopes
Devemos reconhecer a importância de se manter laços familiares fortes e investir tempo e esforço na manutenção de uma conexão permanente entre os membros da família, mesmo em meio aos desafios da vida moderna.
Dedicar tempo com a família, principalmente quando os filhos são pequenos, e estão na fase de formação da personalidade, ajuda a criar um senso de pertencimento e identidade, permitindo que cada membro se sinta amado, apoiado e valorizado.
Os encontros familiares podem ser uma fonte de encorajamento, conselhos e apoio mútuo, contribuindo positivamente para o bem-estar emocional de todos. É nesses encontros que as tradições, valores e crenças são compartilhados criando-se um senso de união e coesão familiar. Os encontros também proporcionam a oportunidade de resolver conflitos, fortalecer o vínculo afetivo e promover uma comunicação saudável entre os membros da família.
O lar é a primeira escola responsável pela formação do ser humano e a construção de sua cidadania. A família é uma espécie de laboratório da vida onde se desenvolvem as mais variadas experiências que poderão ajudar ou dificultar a relação do indivíduo com o mundo. A falta de uma educação adequada compromete o desenvolvimento pleno do ser humano.
Os pais cristãos têm consciência da responsabilidade que possuem no desenvolvimento dos valores morais e espirituais dos filhos. O problema é: como fazer isso de forma adequada? A maneira mais eficaz de ensinar valores aos filhos é usando a Palavra de Deus como recurso. A Bíblia Rdeve ser usada como um manual pleno de instrução e formação de valores. 2Tm 3.16,17).
Em suma os encontros entre familiares são essenciais para nutrir relacionamentos, fortalecer laços afetivos e construir uma base sólida de apoio e amor dentro do núcleo familiar. Devemos valorizar esses momentos e aproveitar cada oportunidade para se reunir com aqueles que são mais importantes em nossas vidas.
Família….o ponto de partida para a felicidade, que Deus abençoe toda família do mundo.