“O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”
Provérbios 16:1 NAA
https://bible.com/bible/1840/pro.16.1.NAA

Quando cheguei ao Japão estava cheia de planos, mas este era o meu versículo favorito. Diante das adversidades da nova vida em um país estrangeiro, sempre o repetia. Toda vez que algo contrariava meus sonhos ou os planos que acreditava serem da vontade de Deus, eu dizia este versículo. Testemunhava sobre ele para outras pessoas, como se fosse minha bandeira.
Mas, com o passar do tempo, algo aconteceu. Talvez pela distância dos irmãos e pela falta de comunhão com a igreja — afinal, eu estava literalmente do outro lado do mundo. Diferente de hoje, naquela época não havia internet, e o distanciamento das pessoas era inevitável. Aos poucos, fui me esquecendo deste versículo. Ele deixou de ser minha âncora.
Com os anos, comecei a questionar Deus. Por que meus planos não se realizavam? Por que tudo parecia dar errado? Lamentavelmente, esses questionamentos abriram uma porta para o que a Bíblia nos adverte: “O diabo, vosso inimigo, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8).
O Inimigo e Sua Sutileza
O mais perigoso é que o inimigo não vem cheio de acusações ou nos tratando mal. Ele é astuto e sutil, e tenta imitar o Espírito Santo. Docemente, ele sopra dúvidas em nossos ouvidos. Ele questiona nossa integridade, nosso caráter, e levanta hipóteses para justificar por que Deus não nos concede aquilo que pensamos necessitar. Foi o mesmo truque usado no Jardim do Éden com Eva: “Foi isso mesmo que Deus disse?” (Gênesis 3:1).
Ainda hoje, a estratégia não mudou. E o problema é que, quando não estamos vigilantes, ele consegue nos confundir, inquietar e entristecer. Já me vi presa nesse ciclo de dúvidas e desânimo. Porém, com o tempo, aprendi a reconhecer a voz do Espírito Santo e a diferenciar quando Ele fala e quando não é Ele.
Retomando Minha Bandeira
Recentemente, percebi que nos últimos dias, voltei a usar o versículo de Provérbios 16:1 como meu grito de guerra: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Quando isso aconteceu, senti paz e alegria por testemunhar novamente minha fé nessa Palavra. Apesar de nunca ter saído da casa do Pai, foi como se tivesse voltado.
Creio que é essencial que cada cristão genuíno, que crê na morte e ressurreição com Cristo, encontre para si um grito de guerra. Algo para declarar confiança no Deus que nos adotou como filhos e demonstrou Seu amor por nós através da morte de Jesus.
Não Tenha Medo de Ter Seus Planos Frustrados
Não tenha medo de não ser perfeito. Não tenha medo de errar. Eu sei o quanto é difícil fazer escolhas e tomar decisões. Sei como é doloroso quando nossos sonhos não se realizam conforme o desejado. Mas precisamos lembrar: “Os planos de Deus são mais altos que os nossos” (Isaías 55:8). Ele deseja nos dar um fim cheio de paz e alegria.
Hoje entendo que, se estou aqui, neste blog, compartilhando o que tenho vivido, é porque Deus usou todas as adversidades da vida para moldar meu caráter. Cada “não” de Deus, cada sonho frustrado e cada desejo não realizado foram oportunidades para Ele me transformar e me ensinar. É assim que Ele forja o caráter de todos os Seus filhos amados.
Conclusão: Confie no Propósito de Deus
Sei que você, assim como eu, pode se sentir desencorajado quando os planos não seguem como esperado. Mas lembre-se: Deus sabe o que é melhor para nós. Ele está nos moldando, mesmo através das circunstâncias mais difíceis. E como você pode ver através deste post, você não é o único passando por desafios , muitas vezes incompreensíveis. Mas é um requisito da jornada cristã: primeiro você crê, só então verá.E sabe do que mais? Se você realmente crer, não fará questão de ver, simplesmente porque você sabe que Quem disse não mente.
Declare hoje o seu grito de guerra. Confie no Senhor, pois Suas respostas são sempre perfeitas, e Ele nunca nos abandona.
E você? Qual versículo tem sido o seu grito de guerra?
Espero que você também tenha um texto bíblico de apoio nas horas controversas. tenha uma semana de paz e muitas bençãos!
Muitos bjs!
Leia também: Quem é o Espírito Santo?